Uma das tendências crescentes no turismo é a viagem solo. Nesse tipo de turismo você tem oportunidade de viajar sozinha, conhecer pessoas e lugares maravilhosos e emergir no seu eu. Essa tendência está crescendo entre as mulheres e temos algumas dicas porque, infelizmente, ainda estamos em uma sociedade onde existem atitudes e ações que privilegiam um determinado sexo/gênero em função do outro.
O medo de ser assediada, de passar por contratempos, ou até mesmo o preconceito que carrega a frase “uma mulher tão linda não pode estar sozinha”🤮 gera certas dificuldades para mulheres viajam sozinhas.
Existem mil coisas que se passa na cabeça de uma mulher antes de viajar sozinha e para te ajudar elaboramos 5 dicas para você saber o que fazer quando viajar sozinha e tornar sua viagem uma experiência incrível preparamos.
Dica 1. Lide com o preconceito
“Vai viajar sozinha?!!?”
Quando você começar a planejar sua viagem solo, provavelmente irá se deparar com a frase acima. Dependendo de como essa frase for dita você saberá se a pessoa que perguntou está preocupada com sua segurança ou não considera boa ideia uma mulher viajar sozinha. Preferimos a pessoa que se preocupa com sua segurança. É comum entre as pessoas como amigos e família indaguem o porque não levar alguém, se não seria melhor esperar mais um pouco e etc.
Sutilmente, essa frase, construída durante anos, carrega inconscientemente a ideia da mulher ser sexo frágil. Isso ofende e subestima a força feminina que luta para ganhar espaço num mundo ainda machista. Por mais seguro que pareça nenhuma mulher está 100% segura nesse mundo misógino. Aliás, ninguém está 100% seguro.
Sugerimos para todos e todos os viajantes que informem diariamente para as pessoas de confiança a sua localização e contato dos locais que você estiver hospedada.

Porém, além da preocupação, existem também pessoas que acham que, para um boa viagem, uma mulher deve estar bem acompanhada. Acho que ninguém dispensa uma boa companhia e melhor ainda é quando nossa companhia for nós mesma.
2. Esteja atenta às informações sobre o seu destino

Como citado anteriormente, existem preocupações sobre a segurança de mulheres que viajam sozinhas e devemos ficar atentas às informações sobre os destinos que escolhemos.
É recomendado que seja um lugar mais amigável e onde a estrutura turística seja bem estabelecida. Por mais interessante que seja quebrar padrões é importante, principalmente para as primeiras experiências, que você opte por lugares mais abertos.
3. Risco de assédio
Apesar das campanhas contra o assédio, conscientização, movimentos e punições para quem o pratica, todos os dias mulheres do mundo todo sofrem algum tipo de assédio.

Um artigo da CNN apresentou um panorama do assédio em todo mundo apresentou chegando a conclusão que em qualquer parte do globo existe assedio sexual e a campanha #Metoo abriu as portas para uma luta que precisa da ajuda de todas e todos.
O cuidado que temos no Brasil é o mesmo que devemos ter em qualquer lugar do mundo, temos que estar atentas e usar nossa intuição. Infelizmente já somos treinadas desde de pequenas, pelo simples fato de sermos mulheres. Infelizmente porque, provavelmente, muitas mulheres serão capazes de se identificar com esta situação:
Andando pela rua, sozinha, passando por um grupo de caras sem ter para onde ir. Sua guarda sobe e a preparação ocorre. Muitas coisas podem acontecer quando ela passa por eles. Podem ser as palavras “ei, linda” ou “ei, sexy”, ou ser instruída a sorrir. Pode ser mais intencional: atrapalhar ou bloquear o caminho na esperança de alguma interação. Pode ficar mais agressivo, com as mãos alcançando lugares inadequados.
Rachel Jewkes
4. Aproveite seu momento de autoconhecimento

Apesar de todas dificuldades, uma viagem sozinha pode ser marcante na vida de uma mulher. Esse é um momento de um enriquecedor autoconhecimento, um momento de empoderamento e também de se permitir ainda mais, transpor limites. Aproveite ao máximo a sua melhor companheira: você mesma!
5. É diferente viajar sozinha

Por mais legal que seja viajar com os amigos e família, quando estamos sozinhos ou sozinhas estamos mais abertos a conhecer novas pessoas e experimentar coisas diferentes. E por isso, tenha cuidado com o que você ingerir, comer ou cheirar.
Dicas bônus:
- Tenha cuidado e fique alerta ao que você consome em ambientes abertos e movimentados;
- Cuidado com o que diz para um desconhecido, não diga onde está hospedada ou informações pessoais;
- Tenha sempre um bom seguro de viagem;
- Peça informações para um dos agentes de viagens da AINI, para guias locais, recepcionistas onde você estiver hospedada;
- Informe o seu deslocamento para conhecidos ou para um dos agentes de viagens da AIN;
- Fique atenta ao pegar transportes no período noturno;
- Procure ter os telefones de consulados e embaixadas sempre à mão, além de números de emergência médica e de socorro;
- Nunca compre briga em país alheio, já que a tendência extra oficial é que o cidadão local tenha mais direitos do que você.
Espero que tenha gostado das dicas e se estiver pensando em viajar sozinha podemos te ajudar nisso também. Entre em contato e vamos garantir que tenha a melhor experiência possível!
Fonte base para construção do artigo: https://turismo.ig.com.br/2020-02-15/dicas-para-elas-5-fatos-para-ficar-atenta-antes-de-viajar-sozinha-pela-1-vez.html