Sabores Mediterrânicos: Patrimônio da Humanidade
A dieta mediterrânica abrange um conjunto de aptidões, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições em relação a agricultura, colheitas, pesca, pecuária, conservação, processamento, cozinha e, em particular, a partilha e consumo dos alimentos. Comer juntos representa a base de identidade cultural e a continuidade das comunidades em toda a bacia mediterrânica. É um momento de troca social e comunicação, uma afirmação e revitalização da identidade da família, grupo ou comunidade.
A dieta mediterrânica enfatiza os valores da hospitalidade, vizinhança, diálogo intercultural e criatividade, bem como um estilo de vida guiado pelo respeito para com a diversidade. Desempenha um papel vital em espaços culturais, festivais e celebrações, reunindo pessoas de todas as idades, condições e classes sociais. Inclui o artesanato e a produção de recipientes para transporte, preservação e consumo de alimentos, como pratos de cerâmica e copos.
As mulheres desempenham um papel importante na transmissão do conhecimento da dieta mediterrânica: são elas a salvaguarda de técnicas, respeito pelos ritmos da estação, festividades e por passar os valores às novas gerações. Neste programa, pode visitar um lagar de azeite e provar quatro produtos regionais.
Roteiro
Dia 1
Chegada ao alojamento.
Dia 2
Pequeno-almoço na Unidade Hoteleira.
Manhã: Prova do reconhecido internacionalmente queijo de Nisa; visita ao centro histórico da vila alentejana de Nisa, com realização de workshop de olaria pedrada.
Almoço em restaurante com sabores do Rio Tejo.
Tarde: Visita ao lagar de azeite de Malpica do Tejo, com prova produtos regionais; visita ao romântico jardim do Paço, em Castelo Branco.
Jantar em restaurante temático. Alojamento.
Dia 3
Pequeno-almoço na Unidade Hoteleira.
Manhã: Prova de Mel de flores autóctones em Proença-a-Nova.
Almoço temático de sabores da montanha: cabrito estonado com produtos de medronho e prova de vinho Callum, um tesouro medieval, em Oleiros.