Montanha com um grande furo que dá para ver o céu através dele

Serra da Capivara, Piauí

É no estado do Piauí que encontramos um dos mais lindos trechos de praia do Brasil, além de uma grande quantidade de sítios arqueológicos localizados no Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Nesse artigo falaremos sobre algumas informações e as atrações desse Parque de valor histórico para humanidade além de suas belas paisagens. O que vamos abordar aqui:

Dados gerais

O Parque Nacional Serra da Capivara, criado em 1979 com o intuito de preservar seus vestígios arqueológicos, abriga o maior sítio arqueológico do país, com cerca de 214 km de perímetro, ocupa três municípios, além do município de São Raimundo Nonato.

Dentre seus 1.354 sítios arqueológicos pré-históricos cadastrados, 173 podem ser visitados. O visitante pode observar pinturas rupestres e abrigos pré-históricos datados de 60 mil anos aproximadamente. Incrível, não? Por esse valor histórico e cultural, o Parque é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1991.

O parque é administrado de acordo com a Portaria nº 547/2019 onde o visitante paga uma taxa de acesso ao sítio e durante a visita precisa estar devidamente acompanhado de um guia cadastrado.

Sítios arqueológicos e históricos

Além dos sítios arqueológicos com pinturas rupestres, o Parque abriga também sítios históricos, onde se pode observar casas de antigos maniçobeiros que habitaram a região. Destacamos alguns desses sítios e circuitos, tais como:

Serra Branca

Os sítios históricos concentram-se na região da Serra Branca, onde pode ser visitada a Trilha dos Maniçobeiros.

Os maniçobeiros, por definição, são trabalhadores que extraíam látex da maniçoba, uma fonte de matéria prima para fabricação de borracha. Esta fonte de economia foi utilizada pelo governo piauiense e por outros governos do nordeste como solução para crise econômica e demográfica do período da Primeira República.

Sítio do Boqueirão da Pedra Furada

As descobertas realizadas no Sítio Arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, levantaram a hipótese de que o homem poderia ter vivido, nesse local, há 60 mil anos aproximadamente. Tem uma vista muito bonita, sendo um cartão postal da Serra da Capivara.

Os outros circuitos turísticos são integrados pelo:

  • Desfiladeiro da Capivara;
  • Circuito:
    • do Veredão;
    • da Chapada;
    • da Jurubeba;
  • Baixão do Perna;
  • Andorinhas e Circuito da Serra Branca.

Todos os circuitos estão repletos de sítios arqueológicos com infraestrutura para receber visitantes, em alguns casos adaptado para receber visitantes com necessidades especiais. Nota 10!

Museu do Homem Americano

Fundo preto com uma bacia aparentemente de barro. NO interior desse recipiente tem ossos aparentemente humano onde dá para ver um crânio.

A Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) foi criada por cientistas de várias nacionalidades que trabalham lá desde 1973 investigando a pré-história e a interação do homem com seu ambiente.

No museu são expostas quatro décadas de pesquisas realizadas no Parque Nacional Serra da Capivara, em uma exposição permanente que retrata a história da humanidade de 100.000 anos até a colonização portuguesa. Lá você encontra coleções de material paleontológico, arqueológico, zoológico e botânico.

Cerâmica Serra da Capivara

artesanato

O artesanato com cerâmica começou com a iniciativa da arqueóloga Niède Guidon com os moradores do entrono do parque nacional com intenção de implantar uma ‘cultura de sobrevivência’.

A Argila é retirada de barreiros que ficam próximos às comunidades. As características da argila vem sendo estudadas desde 1989 até os dias de atuais.  

A criação da fábrica foi motivada para possibilitar uma nova atividade como fonte de renda para os moradores locais. São 40 empregos diretos gerados a partir das atividades artesanais com a cerâmica.

O Parque Nacional Serra da Capivara é o lugar perfeito para quem gosta de conhecer e ter contato com registros históricos de culturas antigas apresentando uma riqueza histórica incrível. Dê uma olhadinha em nossos pacotes ou entre em contato para visitar esse belíssimo lugar.

Fontes utilizadas para pesquisa: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/42 https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/199-parque-nacional-da-serra-da-capivara

Deixe uma resposta

Note: O comentário reflete o ponto de vista do autor, e não necessariamente a visão da Aini Experiências. Solicitamos a abstenção de insultos, xingamentos e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem explicações e aviso prévio.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *