Passeios por São Luís do Maranhão

O surgimento de São Luís inicia-se em 1612 quando os franceses chegaram na região e instalaram o Forte de São Luís, em homenagem ao Rei francês na época, o Luís XIII. Daí então, o nome da cidade. Sobre a construção da diversidade cultural do Maranhão, podemos destacar a influência dos franceses, africanos, portugueses e nativos.

Esta cidade é muito encantadora, cheia de história e cultura. Por isso não podíamos deixe de escrever sobre ela, não é mesmo? bom, nesse post iremos falar um pouco sobre as principais atrações de São Luís.

Sumário:

Centro Histórico de São Luís

O Centro Histórico da cidade de São Luís é um dos maiores conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina. São mais de 3.500 edificações de valor histórico e artístico, dos séculos XVIII, XIX e início do século XX. Como resultado desse incrível valor para a história do Brasil, essas construções foram tombadas pelo IPHAN e em 1955 e em 1997 a cidade de São Luís recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Passeando pela cidade podemos encontrar lugares que compõe a riqueza cultural da cidade, tais como a Igreja da Sé, o Palácio Episcopal e o Teatro Artur Azevedo.

Igreja da Sé e Palácio Episcopal
Igreja da Sé e Palácio Episcopal
Teatro Arthur Azevedo

A construção da Igreja da Sé e do Palácio Episcopal foi motivada por uma doença que assustava a população na época. Em 1619, o 3º capitão-mor Diogo Machado da Costa, com o intuito de reforçar a fé dos atingidos pela varíola, possibilitou a construção destes templos religiosos. Sua arquitetura é muito similar a Catedral da Sé da cidade do Porto, em Portugal.

O Teatro Arthur Azevedo é mais famoso de São Luís e acima de tudo um dos mais antigos do País. Conserva os traços neoclássicos originais que guardam mais de 200 anos de história e beleza. Inaugurado em 1817, como Teatro União, mas foi só no século seguinte que finalmente ganhou o nome do grande mestre da dramaturgia brasileira, Arthur Azevedo.

Tour por Alcântara

Alcântara é um município da região metropolitana de São Luís. É cercada por belas praias e ilhas desertas e orgulha-se de ser a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN.

O estilo colonial de suas ruas certamente reflete uma história de riqueza, quando era habitada pelos ricos barões. Suas principais atrações podem ser visitadas a pé, por exemplo em passeios pelas ruas calçadas de pedra do seu Centro Histórico, passando pela Praça da Matriz, visitando a Casa da Câmara e Cadeia, o Museu Histórico e Artístico de Alcântara, a Casa do Divino e as igrejas coloniais.

Tour São José de Ribamar e Raposa

São José de Ribamar
Raposa

Em São José do Ribamar a religiosidade é a marca mais importante do local, fica a 32 quilômetros de São Luís. Ribamar é sinônimo de paz e tranquilidade e São José é em homenagem ao padroeiro do Maranhão

Além das suas festas religiosas, tem atrativos como praias, comidas deliciosas de frutos do mar e as histórias girando em torno da figura do santo padroeiro – São José. Segundo a lenda, a igreja da cidade teria desabado duas vezes até ser construída de frente para o mar, como era o desejo do Santo.

Raposa é uma comunidade famosa pelo seu artesanato em renda e pratos típicos com frutos do mar. O município ficou nacionalmente conhecido pelo seu artesanato tipicamente cearense, além disso pelo sabor dos peixes comercializados nos bares e restaurantes do povoado e pela beleza de suas praias desertas.

Lençóis Maranhenses, Barreirinhas

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura. Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina é uma incrível contemplação da natureza.

Mas Barreirinhas é um local cercado por águas cristalinas e pelos buritizais (buriti, Mauritia flexuosa, planta típica do cerrado). O Rio Formiga por exemplo, no povoado de Cardosa, também tem Circuitos de Lagoas muito lindas de se ver.

Ficou com vontade de conhecer São Luiz do Maranhão? Conheça as experiências que preparamos para vocês em São Luiz ou entre em contato para uma experiência mais personalizada.

fonte: http://www.turismo.ma.gov.br/roteiro-sao-luis/ https://www3.ma.gov.br/

Deixe uma resposta

Note: O comentário reflete o ponto de vista do autor, e não necessariamente a visão da Aini Experiências. Solicitamos a abstenção de insultos, xingamentos e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem explicações e aviso prévio.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *