Olá viajante, como estão? Escrevemos esse post no meio da pandemia do Covid-19 e aproveitamos o momento para falar sobre seguro viagem. Buscaremos responder as seguintes perguntas:
- O que é?
- Para que serve?
- Seguro viagem com cobertura para covid-19
- Seguro de saúde vs Seguro viagem
- Qual escolher?
- Qual empresa escolher?
- Cobertura do seguro viagem.
- Fazer ou não o seguro viagem?
Mais do que um seguro de acidentes físicos, o seguro viagem é usado pelos viajantes para se prevenir de várias situações emergenciais que podem acontecer em uma viagem.
Existem dúvidas sobre a confiabilidade dos seguros viagens e para tirar um pouco dessa falta de confiança resolvemos dar várias dicas que podem te ajudar a entender melhor o seguro viagem e saber se ele é seguro e se funciona nas situações de emergência.
O QUE É SEGURO VIAGEM?
Viajar é um momento de relaxamento e fuga do cotidiano, da rotina, não é? Agora imagine que durante sua viagem algum imprevisto acontece (acidente, extravio de mala, dor de dente e outras coisas que falaremos mais adiante)? Nestes casos é onde entra o seguro viagem. Claro que quando compramos um seguro, não compramos para usá-lo, mas caso aconteça alguma coisa, é melhor estar prevenido, não é?
PARA QUE SERVE ?
Além de coberturas em situações médicas o seguro pode cobrir uma lista de situações que varia de acordo com o que foi contratado.
- Despesas jurídicas em viagem
- Regresso de Menores e Maiores
- Assistência em Caso de Roubo, furto ou extravio de documentos, etc
- Assistência Legal por responsabilidade em um acidente
- Hospedagem de acompanhante
- Prorrogação de estadia
- Atraso de embarque
- Seguro Bagagem em Viagem ao exterior
- Atraso de Bagagem
- Retorno do segurado
- Retorno do acompanhante
- Despesas com fiança e despesas legais em viagem
- Despesas com medicamentos
- Assistência Médica
- Translado Médico
- Regresso Sanitário
- Localização de Bagagens
- Translado de um familiar
- Retorno antecipado por sinistro grave na residência
- Translado de corpo
- Despesas Médicas, Hospitalares e/ou odontológicas complementares em viagem ao exterior.
- Morte acidental em viagem
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
- Translado Médico
Guarde todos os comprovantes como compra de medicamentos, despacho de bagagem e etc
Existe seguro viagem com cobertura para covid-19?
Com a chegada do COVID-19 as empresas de seguro tiveram que se adaptar a nova realidade. Então use a cobertura COVID-19 como critério para escolha do seu plano.
Tenho seguro de saúde particular. Preciso de Seguro viagem para viagem nacional?
O seguro de viagem nacional é um serviço distinto e complementar e possui algumas vantagens sobre o seguro de saúde particular.
Caso você tenha Plano de Saúde, verifique se a cobertura de atendimento médico, hospitalar e laboratorial abrange todo território nacional. Muitos planos de saúde têm cobertura Estadual ou Regional, limitando sua assistência a uma área muito reduzida.
A maior parte dos planos de saúde tem cobertura Estadual ou Regional, limitando sua assistência a uma área muito reduzida.
Na prática, em uma viagem para fora da área de cobertura do seu plano de saúde e sem um Seguro Viagem Nacional, você terá que pagar sua assistência em uma rede Hospitalar Particular ou estará por conta do SUS. Embora seja um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, sofre com a má gestão pública, falta de investimento financeiro, escassez de recursos humanos e equipamentos sucateados. Dessa forma, o serviço fica sobrecarregado e o tempo de espera para um simples exame pode se estender para muito tempo.
O Seguro Viagem Nacional começa a valer a partir de uma distância do seu endereço de residência. Por isso vale a pena ler o contrato ou se informar com o agente de viagem de sua confiança. O seguro viagem garante ampla cobertura médica em todo o território brasileiro sendo que algumas apólices cobrem internamento devido ao COVID-19 e também oferece assistência odontológica e farmacêutica.
Além da assistência médica, o seguro viagem nacional cobre, regresso antecipado, extravio de bagagem e até assistência jurídica, serviços dos quais nenhum Plano de Saúde dispõe.
Como saber se uma empresa de seguro de viagens é confiável?
Um seguro viagem permite uma cobertura ampla para diversas situações, sejam de emergências médicas ou mesmo associadas a situações que podem acontecer no aeroporto, como atraso de voos e extravio e perda de bagagens.
Porém, nada disso será útil caso a empresa de seguro não seja responsável. Para essas dúvidas, deixamos aqui umas dicas:
Dica 1: Pesquise o perfil da empresa de seguro no RECLAME AQUI
Olhe a reputação da empresa no site do Reclame Aqui como um dos primeiros passos para saber se uma empresa é confiável. Se a empresa tem muitas reclamações, é interessante observar os seguintes itens:
- Estas reclamações possuem respostas?
- empresas que não respondem às reclamações, não estão muito interessadas pelos problemas dos clientes,
- Qual o percentual de resoluções?
- isso mostra o quanto a empresa tem a capacidade de resolver problemas dos clientes e;
- Esses clientes voltariam a fazer negócios com a empresa?
- Analise qual o tipo de problema os clientes tiveram. Tente verificar os dois lados para ter um olhar justo da situação.
Dica 2: Leia os termos e contrato de serviço
A maioria dos problemas associados a reclamações das empresas de seguro estão relacionadas ao não conhecimento dos itens do seguro, muitas vezes resultado da falta de leitura ou falta de orientação sobre os termos e condições dos serviços prestados pelas seguradoras de viagem. Portanto, essa leitura é importante para saber em quais situações o viajante será coberto pelo seguro. Isso pode evitar previamente problemas durante uma emergência em viagem.
TIPOS DE PLANOS DE COBERTURA:
No mercado dos seguros de viagens existe uma série de planos de cobertura que vão desde os mais básicos aos mais completos.
Essa diferença de valores ocorre basicamente pelos seguintes itens:
- tempo de cobertura,
- apoio jurídico
- valores de cobertura médica hospitalar,
- cobertura odontológica e
- situações explicadas anteriormente.
Vale sinalizar que em alguns lugares, como em alguns países da Europa, é obrigatória a aquisição de seguro e sua cobertura deve ser no mínimo de 30.000 euros para emergências médicas hospitalares.
Seguro viagem fazer ou não?
Tentamos apresentar nesse post a importância de ter segurança em uma viagem e como o seguro de viagem é uma das melhores opções para quem busca o melhor custo benefício. Porém sua aquisição é opcional com exceção ao destinos onde sua apresentação é obrigatória.
Contar com o seguro viagem é vital para sua próxima viagem.
Se tiverem mais dúvidas sobre os seguros ou queira contratar um seguro de confiança, é só falar conosco!