Nosso Whatapp +55 71 99279 3008

Como escolher meias para trilhas

Qual a importância das meias para trilhas?

Sem dúvida as meias para trilhas compõem os equipamentos para caminhada em trilha e devem ser escolhidas com cuidado. Apesar disso negligenciamos sua escolha e somente tomamos conta do erro quando o pé fica molhado após longas caminhadas. Como resultado temos aparecimento de bolhas gerando bastante desconforto durante a trilha.

Em primeiro lugar a regra de ouro é: uma meia ideal deve permitir a transpiração do pé para evitar umidade.

Portanto, é importante levar em consideração alguns fatores importantes na hora da escolha deste item.


MEIAS DE ALGODÃO OU LÃ SINTÉTIA?

NENHUMA das duas para caminhadas em trilhas longas.

Algumas pessoas tendem a escolher meias de algodão para trilhas, mas este material acumula bastante umidade durante a caminhada e não são transpiráveis.

Da mesma forma, meias de lã sintética cumulam até 30% de seu peso em umidade.

QUAL É A MEIA ESCOLHER?

A meia deve-se moldar adequadamente para que seus pés não lizem nem fiquem atritando com a meia.

A meia deve ainda permitir a regulação da temperatura dos pés.

Assim a meia ideal geralmente possui tecnologias que permitem a transpiração do pé e conforto na caminhada. Segue alguns exemplos:

  • CoolMax é uma fibra sintética (poliéster hidrófobo) que auxilia na retirada da umidade do pé;
  • O Tencel® é uma fibra de celulose feita usando-se nanotecnologia que tem um alto poder de absorção e evaporação da umidade sendo a fibra natural de maior eficiência, possui características antibacterianas naturais impedindo a proliferação de microrganismos pelo pé. Estas fibras são indicadas para climas quentes.
  • No caso de trilhas feitas em regiões frias a Lã Merino (que é um tipo de lã de ovelha criada na Espanha) é uma das mais usada.

SEJA ATENCIOSO ÀS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

Meias de Compressão Running

Esse tipo de meia é indicada para corrida. as meias de compressão running possuem uma composição de 65% de nylon, 33% de polipropileno e 2% de elastano.

As meias de compressão normalmente alcançam tamanho até o joelho, possuem um suporte elástico no tornozelo o que ajuda no controle do movimento. Além disso, possui o sistema NanoGlide no calcanhar para reduzir a fricção da meia com a pele evitando formação de bolhas.

Por isso, essas meias são meias leves e confortáveis, porém não indico para caminhadas mais longas e difíceis pois nessas situações já não oferece tão conforto porque apertam.

Além disso, ao longo do tempo, as fibras vão deixando as meias mais elastecidas influenciando no deslizamento do pé na bota. Assim, indicamos essa meia para caminhadas mais curtas e para climas mais quentes.

Meias com tecnologia CoolMax

Indicado para climas frios e para quem transpira muito pelos pés.

Possuem em sua composição 40% de algodão, 37% de poliéster, 20% de poliamida e 3% de elastano. Também são boas para trekking de longa duração sendo bem confortáveis. Além disso, acomodam bem o pé às botas impedindo o deslizamento do pé e atrito com o solado da bota.

Entretanto, em climas tropicais esquentam muito e podem influenciar no aumento da umidade do pé (já que tem o algodão em um de seus componentes) comprometendo um pouco a transpiração da mesma.

Assim, indicamos essa meia para caminhadas longas e de clima mais frio.

Meias SOX com Dupla Camada TE19A

Parecidas com o tipo anterior, essas meias são mais grossa, indicada para trekking em locais com temperaturas baixas.

Essas meias são constituídas de 97% de poliéster e 3% de elastano. Por isso, são extremamente confortável em trilhas longas, evitam o surgimento de bolhas no pé.

Assim, recomendo este modelo para caminhadas longas e de clima frio (menos de 10°C).

CONCLUSÃO

Por fim, planejando seu roteiro adequadamente é possível se prevenir contra danos aos pés e evitar surpresas desagradáveis durante os seus passeios.

Esperamos que esse post tenha ajudado em sua pesquisa. Caso tenha alguma dúvida ficaremos felizes em ajudar! E que tal fazer uma trilha? Entre em contato

Abraços e boas viagens!

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *