Foz Iguaçu

Iguaçu, nosso tesouro nacional

Trilhas, passeios de barco e sobrevoos de helicóptero permitem curtir as famosas cataratas do Iguaçu, a propulsora do turismo na cidade vizinha à Argentina, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu temos um único hotel que você pode se hospedar com vista para as cataratas. A estadia no Belmond Hotel é simplesmente incrível com “quintal” para as belezas no Parque.

Na área de preservação do parque só circulam os ônibus e veículos autorizados, que levam os hóspedes do hotel. Essa medida é para conter o movimento e respeitar os diversos animais da região. O local possui uma natureza exuberante, o que pode levar a possibilidade de observar diversos animais silvestres, como por exemplo, uma onça pintada, conforme dizem alguns relatos de turistas e moradores locais.

NATUREZA DO IGUAÇU

Ao longo de quase três quilômetros de fronteiras, o Rio Iguaçu despenca em 270 cachoeiras aproximadamente. A partir do fundo do parque vemos o lado argentino, com mais quedas d’água. Mas é aqui, do lado brasileiro, que dizem ter a vista mais bonita. E foi justamente aqui, na região das Cataratas do Iguaçu brasileiras que tivemos a criação da primeira Unidade de Conservação, a ser instituída como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Foto por: Joel Rocha/ ANPr

Além disso, passado os anos, o parque segue como um dos pontos mais visitados do país. E não é por menos. Um local com uma natureza exuberante e uma das maiores quedas d’água das Américas realmente atrai muitos turistas brasileiros. Comprando o ingresso do parque você terá direito de usar os ônibus internos que circulam no parque e sem desembolsar nada a mais, você poderá usufruir de uma pequena trilha que leva até as plataformas de observação das cataratas.

Um dos motivos que levam os visitantes a investir na hospedagem de Belmond Hotel das Cataratas são os benefícios oferecidos, a exemplo da exploração das trilhas no Parque antes do período de abertura. Neste tour é possível fotografar as maravilhas naturais sem se incomodar com o excesso de turistas, ideal para quem gosta de tirar fotos do atrativo sem a presença de outros turistas.

OUTRAS ATIVIDADES

Se você está nas Cataratas é para se molhar, certo? Certíssimo! Por isso, é possível realizar outras atividades na região além da visita às cachoeiras, como é o caso dos passeios de lanchas que cortam o rio até chegar pertinho das quedas. O som alto e a névoa formada pela água recarregam as energias. Ainda é possível fazer uma trilha tranquila pela Mata Atlântica, no qual parte dela é realizada por veículo e outra à pé. O ponto alto desta trilha é a possibilidade de observar diversas espécies da fauna e flora local.

Aqui na região o que não falta são as opções de trilhas.  A mais difícil, podemos assim dizer, seria a do Poço Preto com 9km a serem percorridos à pé ou de bicicleta e no final ainda é possível realizar um passeio de barco pelo Rio do Iguaçu, o responsável por dar vida para toda a região.

Além das atividades terrestres, temos também atividades de voos panorâmicos de helicóptero (#ficadica peça para sentar na janela, pois é o local com a melhor vista). Lá de cima é fácil entender a grandiosidade desse tesouro nacional.

Parque das Aves

Local que abriga mais de 150 espécies, tanto locais quanto exóticas, incluindo araras, gaviões-reais, tucanos, emas, flamingos, corujas e pavões. Além das aves, podemos encontrar no parque espécies de borboletas, répteis e outros. Mais da metade das espécies do local é trazida de resgates associadas à maus tratos e até mesmo de tráfico animal. Após a captura, o local se responsabiliza pelo cuidado, reabilitação e soltura dos mesmos.

Dreamland, Vale dos Dinossauros e Super Carros

Messi, Michael Jackson e Obama são algumas das estátuas em tamanho natural do Museu de Cera Dreamland. Ele está dividido em áreas temáticas, com pontos específicos para fotos bem divertidas. O museu é parte de um complexo de entretenimento onde se pode encontrar também o Vale dos Dinossauros. Este parque está cheio de réplicas de animais pré-históricos, cheios de movimentos e sons para encantar todos os visitantes, desde crianças até mesmo a adultos.

Foto por Dreamland site oficial

Ainda no complexo, podemos encontrar o Super Carros, que celebra a paixão automobilística com alguns modelos como Lamborghini, Ferrari, BMW e muitos outros, disponíveis para fotos e até mesmo test-drive. Particularmente é de cair o queixo.

Foto por Dreamland site oficial

E não para por aí, ainda temos muitas outras atrações, tais como:

Marco das Três Fronteiras

Foto por Marco do descobrimento site oficial

Local que representa a divisa entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú na Argentina e Presidente Franco no Paraguai. Esta região reúne um monumento obelisco e também uma fonte de água, que, pela noite é palco para show de luzes e água. Vale mesmo a pena conhecer. Além disso, no local, pode se visitar uma vila cenográfica que conta a história dos jesuítas e dos índios que viviam na região, desde a época do descobrimento.

Visitando Puerto Iguazú e Ciudad del Leste

Cruzando a ponte que liga o Brasil com o Paraguai chegamos a Ciudad del Leste onde você é recebido com lojas baratinhas, como o Shopping del Leste e as lojas de departamento Monalisa e Nave Shop que vale uma visitinha.

Um pouco ao sul temos o lado Argentino com o seu pedaço do Iguaçu o Puerto Iguazú, logo na fronteira já tem uma grande duty-free que você pode encontrar todo tipo de produto livre de impostos, restaurantes e lojas com produtos nativos. E não se esqueça que você estará passeando entre países e então não esqueça o documento de identificação, se não, você pode ser barrado na imigração.

Tour por Itaipu 

Foto por Turismo Itaipu/ Refúgo Biológico

Agora que já falamos da Ciudad del Leste e  Puerto Iguazú, vamos “subir” e voltar para o Brasil em Foz do Iguaçu. Lá vamos visitar um Ecomuseu, local que conta a história da usina hidrelétrica em maquetes, exibe objetos pré-históricos da região e vários outros itens que representam a fauna e a flora local.

Após esse tour de cultura, vamos mais para o norte visitar então o Refúgio Biológico, onde guardam e preservam diversas espécies da fauna e da flora da região e é possível ver tudo isso em uma trilha em meio à floresta. Legal não é?

E já que estamos muito bem informados da cultura e da natureza de Foz, por quê não falar em ciência também? No Polo Astronômico você vai se encantar com observatórios, planetários e exposições voltadas para a astronomia.

E para finalizar, um tour panorâmico por umas das usinas mais engenhosas do mundo, a Usina Hidroelétrica Binacional. Ela faz parte do Brasil e Paraguai. A visita leva das barragens até as turbinas, e oferece uma linda vista da paisagem.

Bem, aqui temos apenas algumas das coisas que podemos fazer em Foz do Iguaçu. Não é encantador essa riqueza que nós brasileiros temos? Dê uma olhada em outros lugares no nosso site.


Fonte: Thelma Lavagnoli, Viajar pelo Mundo, n°110, 2018

Deixe uma resposta

Note: O comentário reflete o ponto de vista do autor, e não necessariamente a visão da Aini Experiências. Solicitamos a abstenção de insultos, xingamentos e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem explicações e aviso prévio.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *