Foz Iguaçu

Iguaçu, nosso tesouro nacional

Trilhas, passeios de barco e sobrevoos de helicóptero permitem curtir as famosas cataratas do Iguaçu, a propulsora do turismo na cidade vizinha à Argentina, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu temos um único hotel que você pode se hospedar com vista para as cataratas. A estadia no Belmond Hotel é simplesmente incrível com “quintal” para as belezas no Parque.

Na área de preservação do parque só circulam os ônibus e veículos autorizados, que levam os hóspedes do hotel. Essa medida é para conter o movimento e respeitar os diversos animais da região. O local possui uma natureza exuberante, o que pode levar a possibilidade de observar diversos animais silvestres, como por exemplo, uma onça pintada, conforme dizem alguns relatos de turistas e moradores locais.

NATUREZA DO IGUAÇU

Ao longo de quase três quilômetros de fronteiras, o Rio Iguaçu despenca em 270 cachoeiras aproximadamente. A partir do fundo do parque vemos o lado argentino, com mais quedas d’água. Mas é aqui, do lado brasileiro, que dizem ter a vista mais bonita. E foi justamente aqui, na região das Cataratas do Iguaçu brasileiras que tivemos a criação da primeira Unidade de Conservação, a ser instituída como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Foto por: Joel Rocha/ ANPr

Além disso, passado os anos, o parque segue como um dos pontos mais visitados do país. E não é por menos. Um local com uma natureza exuberante e uma das maiores quedas d’água das Américas realmente atrai muitos turistas brasileiros. Comprando o ingresso do parque você terá direito de usar os ônibus internos que circulam no parque e sem desembolsar nada a mais, você poderá usufruir de uma pequena trilha que leva até as plataformas de observação das cataratas.

Um dos motivos que levam os visitantes a investir na hospedagem de Belmond Hotel das Cataratas são os benefícios oferecidos, a exemplo da exploração das trilhas no Parque antes do período de abertura. Neste tour é possível fotografar as maravilhas naturais sem se incomodar com o excesso de turistas, ideal para quem gosta de tirar fotos do atrativo sem a presença de outros turistas.

OUTRAS ATIVIDADES

Se você está nas Cataratas é para se molhar, certo? Certíssimo! Por isso, é possível realizar outras atividades na região além da visita às cachoeiras, como é o caso dos passeios de lanchas que cortam o rio até chegar pertinho das quedas. O som alto e a névoa formada pela água recarregam as energias. Ainda é possível fazer uma trilha tranquila pela Mata Atlântica, no qual parte dela é realizada por veículo e outra à pé. O ponto alto desta trilha é a possibilidade de observar diversas espécies da fauna e flora local.

Aqui na região o que não falta são as opções de trilhas.  A mais difícil, podemos assim dizer, seria a do Poço Preto com 9km a serem percorridos à pé ou de bicicleta e no final ainda é possível realizar um passeio de barco pelo Rio do Iguaçu, o responsável por dar vida para toda a região.

Além das atividades terrestres, temos também atividades de voos panorâmicos de helicóptero (#ficadica peça para sentar na janela, pois é o local com a melhor vista). Lá de cima é fácil entender a grandiosidade desse tesouro nacional.

Parque das Aves

Local que abriga mais de 150 espécies, tanto locais quanto exóticas, incluindo araras, gaviões-reais, tucanos, emas, flamingos, corujas e pavões. Além das aves, podemos encontrar no parque espécies de borboletas, répteis e outros. Mais da metade das espécies do local é trazida de resgates associadas à maus tratos e até mesmo de tráfico animal. Após a captura, o local se responsabiliza pelo cuidado, reabilitação e soltura dos mesmos.

Dreamland, Vale dos Dinossauros e Super Carros

Messi, Michael Jackson e Obama são algumas das estátuas em tamanho natural do Museu de Cera Dreamland. Ele está dividido em áreas temáticas, com pontos específicos para fotos bem divertidas. O museu é parte de um complexo de entretenimento onde se pode encontrar também o Vale dos Dinossauros. Este parque está cheio de réplicas de animais pré-históricos, cheios de movimentos e sons para encantar todos os visitantes, desde crianças até mesmo a adultos.

Foto por Dreamland site oficial

Ainda no complexo, podemos encontrar o Super Carros, que celebra a paixão automobilística com alguns modelos como Lamborghini, Ferrari, BMW e muitos outros, disponíveis para fotos e até mesmo test-drive. Particularmente é de cair o queixo.

Foto por Dreamland site oficial

E não para por aí, ainda temos muitas outras atrações, tais como:

Marco das Três Fronteiras

Foto por Marco do descobrimento site oficial

Local que representa a divisa entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú na Argentina e Presidente Franco no Paraguai. Esta região reúne um monumento obelisco e também uma fonte de água, que, pela noite é palco para show de luzes e água. Vale mesmo a pena conhecer. Além disso, no local, pode se visitar uma vila cenográfica que conta a história dos jesuítas e dos índios que viviam na região, desde a época do descobrimento.

Visitando Puerto Iguazú e Ciudad del Leste

Cruzando a ponte que liga o Brasil com o Paraguai chegamos a Ciudad del Leste onde você é recebido com lojas baratinhas, como o Shopping del Leste e as lojas de departamento Monalisa e Nave Shop que vale uma visitinha.

Um pouco ao sul temos o lado Argentino com o seu pedaço do Iguaçu o Puerto Iguazú, logo na fronteira já tem uma grande duty-free que você pode encontrar todo tipo de produto livre de impostos, restaurantes e lojas com produtos nativos. E não se esqueça que você estará passeando entre países e então não esqueça o documento de identificação, se não, você pode ser barrado na imigração.

Tour por Itaipu 

Foto por Turismo Itaipu/ Refúgo Biológico

Agora que já falamos da Ciudad del Leste e  Puerto Iguazú, vamos “subir” e voltar para o Brasil em Foz do Iguaçu. Lá vamos visitar um Ecomuseu, local que conta a história da usina hidrelétrica em maquetes, exibe objetos pré-históricos da região e vários outros itens que representam a fauna e a flora local.

Após esse tour de cultura, vamos mais para o norte visitar então o Refúgio Biológico, onde guardam e preservam diversas espécies da fauna e da flora da região e é possível ver tudo isso em uma trilha em meio à floresta. Legal não é?

E já que estamos muito bem informados da cultura e da natureza de Foz, por quê não falar em ciência também? No Polo Astronômico você vai se encantar com observatórios, planetários e exposições voltadas para a astronomia.

E para finalizar, um tour panorâmico por umas das usinas mais engenhosas do mundo, a Usina Hidroelétrica Binacional. Ela faz parte do Brasil e Paraguai. A visita leva das barragens até as turbinas, e oferece uma linda vista da paisagem.

Bem, aqui temos apenas algumas das coisas que podemos fazer em Foz do Iguaçu. Não é encantador essa riqueza que nós brasileiros temos? Dê uma olhada em outros lugares no nosso site.


Fonte: Thelma Lavagnoli, Viajar pelo Mundo, n°110, 2018

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

Translate »