Ligue-nos: +55 71 99279 3008

Formigas, uma iguaria da cultura indígena da Amazônia

Você sabia que as formigas estão fazendo parte da alta gastronomia no Brasil? Pois é, o seu uso está associado à culinária e cultura indígena. Tradicionalmente utilizamos as formigas como parte ingrediente de outras receitas como por exemplo peixe, farofa, caldos e doces .

Na região amazônica, a etnia indígena Baniwa consome principalmente as formigas do tipo saúvas ou as maniwara. A coleta das ocorrem diretamente do formigueiro e distinguidas pelo tamanho, cor e por outras características já bem conhecida pelos povos indígenas.

As formigas podem ser torradas e consumidas como farinha sem necessariamente passar por cozimento prévio.

Além disso, o mais interessante é que as formigas utilizadas apresentam um sabor bem peculiar. Quando vivas, geralmente exalam um cheiro de capim santo e capim limão, mas quando preparadas, possuem um sabor levemente apimentado, lembrando bem o gengibre e a hortelã, dando um sabor bem especial ao prato.

Quem busca saborear

Os turistas procuram consumir essa iguaria já que estão em busca de novos sabores. E faz todo sentido, visto que, essa iguaria já compôs pratos que fizeram sucesso em outras regiões do mundo, como a Itália e além de muito apreciado pelas populações tradicionais, muitos chefs famosos a utilizam como ingrediente em seus pratos em seus restaurantes.

E quem ainda estiver com dúvidas sobre essa comida exótica, saiba que este é um alimento altamente proteico. As formigas geralmente apresentam em sua composição biológica aproximadamente 47% de proteína.

Dessa forma, assim como outros insetos recomenda-se o consumo de formigas para as populações mais vulneráveis que possuem carência de proteína em sua alimentação, conforme recomendado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Entretanto, o consumo de formigas e também de outros insetos não compõe somente a culinária da região do Amazonas, mas também de outras regiões do Brasil, sendo uma tradição também herdada por índios das outras regiões brasileiras.

Semelhantemente podemos citar como outro exemplo a formiga Içá, da região do Vale do Paraíba, em São Paul que é também uma iguaria regional e tradicional muito apreciada.

Formiga Içá, por https://sorocabanices.com.br/

Conclusão

Os benefícios do consumo de formiga para a saúde despertaram interesse para comunidade científica recentemente. Apesar de ser utilizada há muito tempo pela cultura indígena, somente agora os pesquisadores começaram a estudar e ter mais interesse a respeito dos seus benefícios.

Sabemos ainda muito pouco, mas, por exemplo, alguns sugerem que estas formigas não devem ser consumidas por diabéticos.

Bom, ficou curioso para conhecer este prato exótico e tipicamente brasileiro? Entre em contato conosco e conheça a experiência que preparamos para você.

Fontes utilizadas:

https://veja.abril.com.br/saude/fao-recomenda-insetos-para-combater-a-fome/

http://www.lcv.fee.unicamp.br/images/BTSym18/Papers/083.pdf

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Baniwa

2 Respostas para “Formigas, uma iguaria da cultura indígena da Amazônia”

Caprice Lima
15 de abril de 2021
Obrigada pelo feedback, Marina. Ficamos muito felizes em ter ajudado!
Responder
Curso Online
15 de abril de 2021
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Responder

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *