Você sabia que as formigas estão fazendo parte da alta gastronomia no Brasil? Pois é, o seu uso está associado à culinária e cultura indígena. Tradicionalmente utilizamos as formigas como parte ingrediente de outras receitas como por exemplo peixe, farofa, caldos e doces .
Formiga Içá, mais conhecida por Tanajura, por http://www.nidelins.com.br/
Na região amazônica, a etnia indígena Baniwa consome principalmente as formigas do tipo saúvas ou as maniwara. A coleta das ocorrem diretamente do formigueiro e distinguidas pelo tamanho, cor e por outras características já bem conhecida pelos povos indígenas.
Comunidade de Tucumã-Rupitã. Foto: Beto Ricardo, 2000
As formigas podem ser torradas e consumidas como farinha sem necessariamente passar por cozimento prévio.
Além disso, o mais interessante é que as formigas utilizadas apresentam um sabor bem peculiar. Quando vivas, geralmente exalam um cheiro de capim santo e capim limão, mas quando preparadas, possuem um sabor levemente apimentado, lembrando bem o gengibre e a hortelã, dando um sabor bem especial ao prato.
Quem busca saborear
Os turistas procuram consumir essa iguaria já que estão em busca de novos sabores. E faz todo sentido, visto que, essa iguaria já compôs pratos que fizeram sucesso em outras regiões do mundo, como a Itália e além de muito apreciado pelas populações tradicionais, muitos chefs famosos a utilizam como ingrediente em seus pratos em seus restaurantes.
E quem ainda estiver com dúvidas sobre essa comida exótica, saiba que este é um alimento altamente proteico. As formigas geralmente apresentam em sua composição biológica aproximadamente 47% de proteína.
Dessa forma, assim como outros insetos recomenda-se o consumo de formigas para as populações mais vulneráveis que possuem carência de proteína em sua alimentação, conforme recomendado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
Entretanto, o consumo de formigas e também de outros insetos não compõe somente a culinária da região do Amazonas, mas também de outras regiões do Brasil, sendo uma tradição também herdada por índios das outras regiões brasileiras.
Semelhantemente podemos citar como outro exemplo a formiga Içá, da região do Vale do Paraíba, em São Paul que é também uma iguaria regional e tradicional muito apreciada.

Conclusão
Os benefícios do consumo de formiga para a saúde despertaram interesse para comunidade científica recentemente. Apesar de ser utilizada há muito tempo pela cultura indígena, somente agora os pesquisadores começaram a estudar e ter mais interesse a respeito dos seus benefícios.
Sabemos ainda muito pouco, mas, por exemplo, alguns sugerem que estas formigas não devem ser consumidas por diabéticos.
Bom, ficou curioso para conhecer este prato exótico e tipicamente brasileiro? Entre em contato conosco e conheça a experiência que preparamos para você.
Fontes utilizadas:
https://veja.abril.com.br/saude/fao-recomenda-insetos-para-combater-a-fome/
http://www.lcv.fee.unicamp.br/images/BTSym18/Papers/083.pdf
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Baniwa