Como saber se uma empresa de turismo é confiável em 2021

Será que presta?🤔

Preparamos uma lista de 4 dicas que podem te ajudar a saber se uma empresa de turismo é confiável. Considero viajar como um dos momentos mais esperados do ano. É quando damos uma pausa do estresse do dia-a-dia e abrimos a possibilidade de experimentar ao novo.

Agora, imagine-se chegando no aeroporto e descobrindo que sua viagem não existe e que a empresa de turismo contratada era somente de ‘fachada’? 

Esta sem dúvidas é uma situação muito frustrante, não é mesmo?

Se você chegou aqui ou passou por essa situação ou está se prevenindo. Em ambos os casos acredito que poderei ajudar. Vamos lá!

1° Dica– Pesquise se a agência tem registro naCadastur do MTur e na Receita Federal.

Para pesquisar o CNPJ da empresa é simples: basta acessar o site da CADASTUR e pequisar o nome da empresa. Se tiver dificuldades para pesquisar, fizemos um tutorial bacana para você:

A CADASTUR é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo brasileiro e é um bom ponto de partida para você saber se empresa de turismo é confiável. O cadastro garante uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal. Então vamos lá.

1- Entre no site da CADASTUR e clique em SOU TURISTA

2 – Escolha a combinação de duas opções

Toda pessoa física e jurídica que atua no setor de turismo deve apresentar o certificado onde apresentará a sua atividade e outras informações como na imagem abaixo:

Certificado da Cadastur da Aini Experiências Turismo Gastronômico Cultural
Certificado da Cadastur da Aini Experiências Turismo Gastronômico Cultural

Caso não encontre os dados do Prestador de Serviço vale a pena contatá-lo e perguntar os dados da empresa.

Para pesquisar os dados da empresa na RECEITA FEDERAL também não envolve mistérios. Basta seguir os passos abaixo:

1 – Acesse o link da Receita:

2- Digite o número de CNPJ da empresa e clique em “Consultar” e pronto!

2° Dica– Pesquisa em sites de reclamações

Pesquisar em sites de reclamação é o caminho mais comum e mais rápido! Sempre que buscamos algum produto, seja de turismo ou não, utilizamos sites como consumidor, proteste, reclameaqui. Também usamos o buscador do Google para essa finalidade, e utilizamos o seguinte termo de busca: “’nome da empresa’ reclamação”.

Assim podemos ver:

  • a quantidade de reclamações respondidas,
  • clientes que voltariam a fazer negócio,
  • o índice de solução,
  • a nota do consumidor e
  • as reclamações recentes.

IMPORTANTE: É comum que toda empresa tenha reclamações porém as mais confiáveis trazem soluções rápidas!

3° Dica – Redes Sociais e blogs de viagens

É verdadeiro “boca a boca” moderno. Empresas crescem e caem em curtíssimo tempo. Estamos na época do “cancelamento” de pessoas, influencers digitais, artistas e empresas.

Com a velocidade das informações veiculadas sejam elas boas ou ruins as informações voam. O Facebook, o Instagram e o Twitter representam ferramentas poderosíssimas para o consumidor saber informações da empresa que tem a intenção de contratar. O consumidor pode verificar se esta empresa é confiável ou não.

Para buscar alguma empresa em redes sociais utilize o sitema de busca via hashtag colocando o nome da empresa, como por exemplo #maworldpersonaltravel, para saber como é veiculado o nome da empresa que você deseja contratar.

Porém utilize essa ferramenta com cuidado! Todas as empresas recebem críticas. Busque saber qual é a reação da empresa frente a crítica. Pacificação? Descaso? Responderam rápido?

4° Dica – Contato via telefone

Apesar de estarmos na era virtual, é importante que o consumidor entre em contato algumas vezes com a agência de viagem seja via chamada telefonica ou por meio de chats.

É importante para a segurança da sua viagem sempre estar em contato com seu agente. Antes de fechar negócio, procure conversar com um representante da prestadora e não tenha receio de perguntar se o prestador tem cadastro no Ministério do turismo, qual o CNPJ e o que mais você achar pertinente para se sentir seguro sobre sua viagem. Empresas confiáveis não hesitarão em fornecer as documentações e responder as dúvidas.

Conclusão

Sua viagem é sagrada e deve ser a perfeita e por isso não pense muito em tirar todas as suas dúvidas com a empresa que você irá contratar (passeios, hotel, translado, aéreo, ônibus e etc) ou concentre tudo em uma agencia de turismo onde você terá tudo em um só lugar.

Gostou dessas dicas para saber se uma empresa de turismo é confiável? Compartilhe com outros viajantes e participe do nosso grupo do Telegram e acompanhe-nos no Instagram e Facebook nossas redes sociais para conhecer mais sobre o Turismo Gastronômico Cultural.

2 Respostas para “Como saber se uma empresa de turismo é confiável em 2021”

Marina em caraguatatuba
24 de novembro de 2020
Esse artigo é bem útil e indico a leitura para todos. Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e mudou. Compartilhei esse artigo no meu face e twitter. Obrigado pela informação.
Responder
    caprice
    23 de dezembro de 2020
    Obrigado pelo comentário Marina. O ano de 2020 passamos por um desafio imenso porém juntos somos mais fortes.
    Responder

Deixe uma resposta

Note: O comentário reflete o ponto de vista do autor, e não necessariamente a visão da Aini Experiências. Solicitamos a abstenção de insultos, xingamentos e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem explicações e aviso prévio.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *