Por do Sol no lado esquerdo do Rio do pantanal matogrossensse. O pôr do sol está refletido no rio. No lado direito da imagem tem uma ferry boat branco no sentido ida.

Mato Grosso do Sul: cruzeiro e mais passeios.

Um cruzeiro por uma das mais belas partes do Brasil. Em Mato Grosso do Sul você vivenciará desde banhos de rios cristalinos até aventuras no meio da mata, bem no estilo “Indiana Jones”. E o contato com a natureza é tão forte que você voltará de lá renovado.

No Cruzeiro!

Sabe aquele pôr do sol de filme? Com o céu rosa, laranja e lilás? Pois é. Esse é o cenário que compõe às águas do Rio Paraguai. Apresentaremos aqui algumas opções de roteiros e atividades para fazer na região. Uma dessas opções, inclui uma viagem em um cruzeiro pelos rios acompanhados de duas musicistas com violoncelo e violino, dando a trilha sonora perfeita para esse momento

Foto por: Marcos Vergueiro, Governo do Estado de MS

Na região pantaneira existe um passeio muito bacana de se fazer: um cruzeiro pelos rios do pantanal, que te permitirá ter um contato único com a natureza ao redor. Será sem dúvida uma atividade marcante.  São três noites passando por diversas e distintas paisagens ao longo de 250 mil km2. 

Para essa atividade, o período ideal é de novembro a fevereiro, com alimentação inclusa e passeios pela região. Aqui você pode ficar tranquilo, pois todas as reservas das atividades já estão feitas. Aqui você só precisa se preocupar em curtir seu passeio.

Corumbá, Bolívia e Jacarés

Nessa atividade é possível embarcar em Corumbá, cidade que abre o caminho para o Pantanal. Mas antes de ir, para aproveitar cada pedacinho da viagem, não deixe de conhecer essa cidade que fica bem pertinho da fronteira da Bolívia. Então vale um city tour pelo centro histórico, levando até o Mirante de Cristo, um bom lugar para colocar sua bota de trilha e caminhar ao ar livre. Ao longo do trajeto você vai ver músicas, performances e as histórias desse pedacinho do paraíso. Vale a pena conferir!

Museu de História do Pantanal

Uma das paradasdurante o passeio é no Museu de História do Pantanal, que conta vários detalhes do bioma e sua biodiversidade relacionada às paisagens e aos animais que aparecem em cada região. Além disso, você ainda pode fazer uma parada no Porto Geral da cidade fronteiriça de Corumbá, e passar no museu, onde pode-se conhecer também as maquetes que retratam momentos históricos e até mesmo objetos arqueológicos. Todo o tour é explicado em uma sala com várias fotos e projeções que deixam a visita bem mais interessante. Você ainda pode conhecer uma área que conta a história de Corumbá ao longo das décadas, especialmente a que se refere à escravidão de forma crítica e pertinente.

É impossível sair de lá sem saber o mínimo da história da região.

Bolívia

E para quem amou saber da história do local e não quer sair do tour antes de embarcar, vamos então dar uma de gringos e fazer um banho de loja internacional na Bolívia. Vale lembrar que é preciso RG ou Passaporte válido para atravessar a fronteira com a Bolívia.

Ao atravessar pela rodovia você chega à cidade de Porto Quijarro e uma das primeiras lojas que se encontra é o shopping Center La Fera de La Frontera onde o foco é a venda de roupas, mas o que mais atraem os turistas ao centro é o Shopping de Puerto Aguirre onde você encontra desde utensílios para casa até alimentação.

E falando em comidas não podemos deixar de falar de restaurantes na região. Próximo à fronteira, o primeiro é o Monumental El Tropezon, um restaurante de comidas saudáveis, mas a recomendação do público é o Restaurante Vista Al Pantanal, que serve Buffet. Vale a pena conferir os dois e concluir você mesmo, qual seu preferido.

Restaurantes Típicos

O horário do almoço vai chegando e você pode aproveitar para conhecer restaurantes típicos na região de Corumbá, como o Rodeio, com várias opções de carne e peixes. Bem alimentado e de barriga cheia, agora você pode embarcar. O cruzeiro conta com 26 cabines com opções duplas e triplas e nenhuma tem televisão, já que a ideia é curtir a paisagem que estar por vir. Afinal de contas, esse programa, ao vivo, nenhuma TV pode transmitir!

Algumas dicas e informações:

  • Quando for escolher suas acomodações, dê preferência às cabines com varanda, para deixar sua experiência ainda melhor;
  • O jantar inclui pratos de dar água na boca, como pratos regionais servidos a bordo;
  • Um banho de piscina dentro da embarcação é uma ótima pedida para depois dos passeios.

Observação de Jacarés

observe pelo cruzeiro jacarés no pantanal
Foto por: Jose Medeiros_iphan

Se você não tiver nenhum pavor com jacarés, então você vai amar esse passeio! Em um dos momentos do tour,  a embarcação vai se aproximando de pontos na água que são cheios de jacarés. Na escuridão da noite, a embarcação diminui a velocidade e a única coisa que podemos ver são os pontinhos vermelhos dos olhos deles flutuando sobre a água.

Cavalgada e Safári Fotográfico

Foto por: Onçafari_Edu-Fragoso

Nesta opção de passeio, os viajantes acordam bem cedo para aproveitar ao máximo o dia. Após o café da manhã, o dia reserva um passeio para um Safari. Ele pode ser feito por dois tipos de veículos: um 4×4 ou um carro de apoio para aqueles com mobilidade reduzida.

Durante o safari, você ficará maravilhado com a diversidade da fauna a ser observada. Além da famosa onça-pintada, ainda é possível ver na região outras diversas espécies como o lobo-Guará, ariranhas, antas, catetos, gato-maracajá, furões e muitos outros. Você irá curtir a natureza em volta e capturar com sua lente os melhores momentos.

Cavalgada

Foto por: Pantanal_Bolivar-Porto

Outra opção de atividade são as cavalgadas em fazendas, um passeio ideal para curtir  o contato com a natureza. As opções incluem andar a cavalo em uma trilha de 30 minutos (não se preocupe! Você não precisa ser nenhum expert para curtir o passeio, os cavalos são bem treinados e tranquilos, tá?). Outra opção é andar de trator seguindo quase a mesma trilha feita a cavalo, é uma boa para quem não gosta de andar a cavalo ou que tenha alguma dificuldade de locomoção.

E por fim, chegamos finalmente à hora de almoçar e mesmo não estando dentro do cruzeiro, a refeição está inclusa. Logo após o almoço, voltamos para curtir o resto da tarde a bordo.

Banho de Rio e Pôr do Sol

Acredite, não dá para descrever tudo que você irá presenciar nesse cruzeiro. São momentos únicos e indescritíveis. Quando chegamos aos rios Paraguai Mirim e Negrinho, são feitas duas paradas, uma para um banho delicioso de rio e outra para a refeição em uma ilha privada para relaxar bastante. E em seguida voltamos ao barco para apreciar as aves da região e histórias de arrepiar contada pelos guias.

Seria um passeio inesquecível, não acha? Que tal ir para um safári no pantanal? Veja as opções de experiências que montamos para você clicando aqui.


Fonte: Thelma Lavagnoli, Viajar pelo Mundo, n° 128,2020 https://oncafari.org/fauna/

2 Respostas para “Mato Grosso do Sul: cruzeiro e mais passeios.”

Bruce Banner
12 de janeiro de 2021
A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas existem alguns artigos na internet que são pura perda de tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também é extremamente útil. Obrigado pela informação e compartilhado no meu facebook.
Responder
    caprice
    16 de janeiro de 2021
    Obrigado, Bruce pelo feedback e pelo compartilhamento. Ficamos muito felizes em saber que conseguimos trazer informações úteis. :)
    Responder

Deixe uma resposta

Note: O comentário reflete o ponto de vista do autor, e não necessariamente a visão da Aini Experiências. Solicitamos a abstenção de insultos, xingamentos e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem explicações e aviso prévio.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *