casal com roupa de Trilha no frio torres del paine

Roupas para Trilha no Frio

Como escolher roupas para trilhas no frio?🥶

Se você não pretende participar da série “Pelados e Perdidos” então as dicas desse post serão úteis. Você sabia que utilizar roupas adequadas para trilha pode ser o divisor de águas entre um passeio prazeroso ou um tormento?

Então, adquirimos experiências boas e ruins realizando trilhas em locais com temperaturas frias e quentes. Não somos profissionais de trilhas e iremos compartilhar nossas experiências e daremos algumas dicas caso você esteja buscando quais roupas usar em trilhas em clima frio (segunda pele, fleece e corta vento).

Obs.: Não somos patrocinados por nenhuma marca citada.

Vamos deixar de conversa e vamos apra o que interessa!

A escolha de roupas, calçados e meias deve seguir a seguinte Regra de ouro:

REGRA DE OURO: Reter o calor do corpo e eliminar o mais rápido o suor produzido.

Basicamente existem três tipos de roupas para trilha

  • segunda pele;
  • fleece;
  • jaqueta impermeável.

SEGUNDA PELE

A segunda pele e a peça que compõe as roupas para trilha que tem como principal característica a eliminação do suor da pele. Dessa forma, evita que o corpo fique molhado pelo suor e assim você sinta frio. Escolhemos uma segunda pele que nos custou R$40,00 em 2015. Entretanto a blusa que compramos não era bem uma segunda pele e não funcionou como deveria funcionar pois não eliminou a umidade gerada pelo suor da longa caminhada, deixando uma sensação bastante desconfortável. Por tanto recomendamos a compra de uma segunda pele de marca confiável.

FLEECE

fleece é um tecido feito de fibras de poliéster utilizado no sistema de camada de roupas, normalmente como peça intermediária, ficando entre a “segunda pele” e abaixo da jaqueta corta-vento

Esse tipo de blusa tem a finalidade de manter o corpo aquecido. Escolhemos Fleeces de empresas renomadas e, ao contrário da segunda pele, ambas cumpriram seu papel. Nossos corpos ficaram bem aquecidos mesmo em temperaturas próximas de 0°C usadas quando combinadas com a terceira camada. Toda vez que viajamos para locais frios levamos elas em nossa bagagem.

JAQUETAS IMPERMEÁVEIS🧥

Como terceira camada usamos uma capa impermeável, uma da The North Face e outra da Columbia.

  • Jaqueta da The North Face, escolhemos:
    • Com tecnologia HyVent 2.5l
    • Transpirável com revestimento em poliuretano composto de uma camada com três tipos de componentes,
    • Diferentes tamanhos de poros combinados entre si para uma alta proteção impermeável
    • Permeável a vapores do corpo (compatível com a regra de ouro!)
    • Sua permeabilidade ao vapor pode chegar a de 650 gr/m²/24h (é como um GORE-TEX Classic).

Na prática, senti um pouco de frio devido a umidade no interior dele, mas nada que comprometesse a caminhada que estávamos fazendo. Por outro lado, essa capa é bem confortável, tem tecido leve, protege contra chuva e ainda serve como uma corta vento leve, ou seja, em situações de vento frio, ela reduz sensação que o vento frio gera para a pele.

O preço desta capa em 2015 estava em torno de R$ 400,00 a 500,00 em uma lojas de trekking do shopping Costanera Center no Chile.

  • Capa da Columbia
    • Com tecnologia OMNI-TECH, que é uma tecnologia que permite à capa ser a prova de água externa, mas ao mesmo tempo possui a capacidade de ser transpirável ao vapor interno.
    • Também possui tecido leve e confortável, e permite proteção contra ventos frios.

Comparada a capa da North Face o problema é ter uma curta aba da proteção da cabeça no capuz fazendo com que o capuz fique saindo da cabeça e com o tempo a capa da Columbia perdeu a impermeabilidade.

OBS.:

Para trilhas em montanha com neve é necessário equipamentos mais robustos. Além da segunda pele, use um fleece com numeração maior (valores variam de 100 a 500 e quanto maior o valor, maior a capacidade de aquecer) e uma capa GoreTex para melhor auxiliar na transpiração da pele. Nessas situações a pele pode ficar molhada por falta da transpiração correndo-se o risco de congelar dentro da roupa e por em risco a aventura e/ou a vida do viajante.

CALÇAS👖

E para as pernas?

Sugerimos o uso de uma segunda pele + calça que seque rápido

  • Uma calça legging normal
  • Uma calça que não era impermeável mas tinha capacidade de secagem muito rápida se molhasse.

Essa combinação funcionou bem para trilhas onde a temperatura chega pelo de 0ºC.

Para trilhas com clima mais tropical, podemos recomendar:

  • o modelo feminino de calça da marca Hard Adventure,
    • Calça com tecido muito confortável e leve, feito de 100% de poliacrilamida que permite secagem rápida caso acabe molhando durante a caminhada.
    • Este modelo possui quatro bolsos laterais, sendo que dois deles tem fechamento em ecler além de possuir divisórias no joelho também em ecler permitindo retirar parte da calça, podendo ser usada também como bermuda.
    • Essa calça custou aproximadamente 300 reais (comprada em uma loja de produtos de trekking em Lençóis, Chapada Diamantina em 2017)

Mas em sites da internet já encontrei por 200 reais e apesar de ter um preço salgado, é um calça com qualidade que vale a pena, pelas vantagens que oferece.

Obs.:

Em alguns momentos (geralmente pela manhã) usamos um casaco de frio sobre o fleece e abaixo da jaqueta impermeável, mas ao longo da caminhada quando o tempo ia relativamente melhorando, tirávamos o casado de frio, deixando apenas a segunda pele, o fleece e a jaqueta impermeável).

Então, gostou dessa dica sobre roupas para trilha? Esperamos pelos seus comentários e dúvidas!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

Translate »