siglas usados para passageiros que necessitam de assistência especial (PNAEs)

Códigos usados para PNAES

Se você chegou até aqui talvez tenha se deparado com algumas dessas siglas usadas para passageiros que necessitam de assistência especial em aeroportos e durante voos (ou mais especificamente Passageiros com Necessidades de Assistência Especial ou PNAE’s). É por isso que criamos este post para te ajudar a entender melhor as siglas associadas a este tema. Veja algumas delas:

  • MEDA – Aplica-se, preferencialmente, a passageiros acidentados, engessados, pessoas que necessitam de oxigênio durante o voo, recém-nascidos em incubadora, etc. Poderá ser exigida autorização e/ou acompanhamento médico. Não é aplicável a passageiros que somente necessitem de assistência especial no aeroporto e durante as operações de embarque e desembarque. Passageiros transportados em maca.
  • WCHR – Cadeirante que pode subir e descer escadas e caminhar “de” e “para” seu assento, mas necessita de cadeira de rodas para se movimentar em distâncias maiores.
  • WCHS – Cadeirante que não pode subir ou descer escadas, mas pode caminhar “de” e “para” seu assento, mas necessita de cadeira de rodas para se movimentar em distâncias maiores. Necessita de equipamento adequado para proceder ao embarque ou desembarque quando a aeronave estiver estacionada na rampa.
  • WCHC – Cadeirante que não consegue locomover-se. Necessita de cadeira de rodas para se movimentar até a aeronave e de e para seu assento e de equipamento adequado para proceder ao embarque e desembarque quando a aeronave estiver estacionada na rampa.
  • MAAS – (meet and assist) – Gestantes, idosos, convalescentes, etc. Passageiros que requerem atenção especial individual durante as operações de embarque e desembarque que normalmente não é dispensada a outros passageiros.
  • BLND – Passageiro com deficiência visual (especificar se acompanhado de cão treinado para seu auxílio).
  • DEAF – Passageiro com deficiência auditiva (especificar se acompanhado de cão treinado para seu auxílio).
  • INF – Criança de colo.
  • OXYG – Oxigênio para passageiros viajando, tanto sentado como em maca, que necessitam de oxigênio durante o voo.
  • WCBD – Cadeira de rodas movida à bateria seca (baterias que não usam energia a partir de reações químicas de ácidos).
  • WCBW – Cadeira de rodas movida à bateria molhada (baterias que  usam energia a partir de reações químicas de ácidos).

Um post simples e objetivo. Espero que tenha ajudado. Caso esteja planejando viajar com alguém que se encaixa como um passageiro especial entre em contato que ficaremos felizes em ajudar.

Artigo adaptado do site: https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/audiencias/2012/19/pnae.pdf

Deixe uma resposta

Note: O comentário reflete o ponto de vista do autor, e não necessariamente a visão da Aini Experiências. Solicitamos a abstenção de insultos, xingamentos e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem explicações e aviso prévio.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *