Olá amigos, nesse post traremos dicas sobre como escolher botas para trilha seja no calor ou no frio. Em 2016 visitamos o Parque Nacional Torres del Paine, Chile e lá descobrimos um mundo sobre equipamentos para trekking.
Compramos duas botas para trilha da Solomon e após um ano de uso resolvemos publicar esse review para ajudar na escolha.
PS.: não somos patrocinados por nenhuma marca e somente estamos opinando como cliente final.
Turista mancando após 12km de caminhada na trilha da Cachoeira da Fumaça
Nossa primeira preocupação foi com o conforto. Tivemos experiências muito ruins com botas e resolvemos pesquisar bastante.
Resultado:
- Desconforto durante a caminhada (podemos ter dado azar, mas fazer trilhas com dores nos pés não faz parte dos nossos planos de viagem.)
Escolher um calçado adequado deve constar em seu planejamento de viagem seja para trilhas ou para passeios pela cidade.
Após muitas pesquisas pela internet descobrimos que as principais característica de uma botas para trilha são:
- Conforto,
- Transpiração,
- Impermeabilidade
- Absorção de impacto
- Segurança.
Nossa fonte de pesquisa foi baseada principalmente nas botas da North Face®, Salomon®, Hi-Tec®.
CONFORTO DE BOTAS PARA TRILHA
Os pés são instrumentos importantíssimo para caminhada, então, é importante proporcionar o máximo de conforto para eles durante a caminhada.
Por isso, valem as dicas:
- Escolha um calçado com a numeração correta,
- Use-o pela menos 20 dias antes da viajem para “amaciar”. Usar sapados não amaciados durante uma caminhada longa pode gerar bolha para os seus pés.
TRANSPIRAÇÃO E IMPERMEABILIDADE
A mesma regra de ouro para escolha de meias vale para escolha do calçado:
- Ele deve permitir a transpiração do pé para evitar umidade e controlar a temperatura interna.
É importante que o sistema de transpiração do calçado seja eficiente e complementar ao sistema de transpiração das meias para evitar desconfortos e surgimento de bolhas. O ideal é que essa umidade gerada seja liberada o mais rápido possível.
Imagine-se fazendo uma viagem com um único par de sapatos e durante o seu passeio cai aquela chuva que molha totalmente o calçado por fora e por dentro. Por isso aconselhamos ter um calçado que tenha uma tecnologia de impermeabilidade para evitar a entrada de água durante essas situações.
A tecnologia GoreTex® dá conta de “expulsar” os vapores d’água internos . Sua tecnologia é:
- Uma membrana de teflon expandido, que apresenta micro poros
- que são menores que a água líquida
- e maiores que o vapor d’água.
Dessa forma, o calçado torna-se impermeável e transpirável.
ABSORÇÃO DE IMPACTOS
Outra característica importante na escolha do calçado é a relação de absorção de impactos durante a caminhada. O sistema de amortecimento de impacto impede o desgaste dos pés e joelhos.
Dê preferência para calçados com tecnologia Ortholite®. Calçados com essa tecnologia oferece:
- Maior suporte e amortecimento,
- Diminuindo o cansaço quando comparado com outros calçados que incorporam uma palmilha básica.
- Garante proteção contra suor e odores desagradáveis (o famoso chulé!) produzidor pela proliferação de bactérias devido ao aumento da umidade nos pés.
SEGURANÇA
Em algumas situações de caminhadas precisamos pular de uma pedra para outra, subir escadas escorregadias ou correr. Por isso é importante ter um sapato que ofereça aderência e tração.
Para dar conta dessas necessidades as empresas de calçados oferecem a tecnologia ContaGrip® que traz:
- Segurança na caminhada através das travas multidirecionais, que oferecem melhor aderência e maior durabilidade para trilhas em qualquer tipo de terreno,
- Além de elevar a tração em trilhas que exigem mais técnica.
- O formato e as marcas do solado também foram desenvolvidos para evitar a aderência de lama, terra e pedrinhas durante seu uso.
NOSSA OPÇÃO DE COMPRA DE BOTAS PARA TRILHA
Depois de aprender sobre as tecnologias GoreTex, Ortholite e ContaGrip decidimos que queríamos uma bota que tivesse tudo. Se fizesse voar seria melhor ainda.
Como não encontramos a bota que faz voar escolhemos botas da marca Salomon® (brincadeira!). Escolhemos, mais especificamente a bota Feminina Conquest GTX e a bota Masculina Ultra Mid Gtx 355575. Ambas apresentam tecnologias que tornam a caminhada confortável na maioria dos caminhos (asfalto, areia, pedras, de subida e descida, trilha com pedras pequenas e etc…).
Análise das tecnologias das botas para trilha na prática:
Tecnologia GoreTex®: Aprovado! ✔ | ✔ Durante as trilhas, passamos por várias situações onde a bota precisou ser molhada e de fato a água não entrou, o interior da bota ficou sequinho. ✔ Impermeabilidade eficiente. ✔ Podem existir situações que a água entre pela boca da bota e entra água, nesses casos, o sistema de transpiração entra em ação e depois de um curto tempo a bota seca. |
Tecnologia ContaGrip®: Aprovado!✔ | ✔ Pulamos pedra, descemos ladeiras íngremes, andamos no asfalto e em terrenos lamacentos e no final da caminhada a bota volta com o solado limpo. ✔ Segundo o fabricante, no centro da sola, a bota possui maior leveza para manter a sensibilidade no contato com terreno sem prejuízo de ritmo e velocidade. |
Tecnologia Ortholite®. Aprovado!✔ | ✔ O calçado é muito macio e confortável, permitindo horas de caminhadas sem causar dor nos pés. ✔ O tempo para amaciar a bota foi de 1 semana usando ela o dia todo. |
Além dessas tecnologias, a bota apresenta:
- Cano curto na parte de trás, permitindo maior conforto para os calcanhares, evitando ferimentos e ‘’calos’’,
- Cano maior nas laterais e na frente, o que permite que o pé fique firme na bota, evitando torções.
- Biqueira protetora de borracha, para proteção dos dedos dos pés durante as trilhas.
- Presilha nos calcanhares para prender grampos para caminhada em neve e gelo.
Pontos negativos:
Como qualquer produto existe pontos negativos nas botas. Para a bota masculina não houve nenhum problema que merecesse relatar. Porém, para a bota feminina tecemos os seguintes pontos negativos:
- Falta de aderência em pedras com limo em ambientes escorregadios, como pedras com limo, em riachos (tá! é ser muito exigente mas se puderem resolver isso ficaremos muito agradecidos, não é?). Então por enquanto para evitar um escorregão devemos ter um maior cuidado ao pisar nesses solos.
- Após uma caminhada em trilha difícil por um dia inteiro (mais de 8 horas de caminhada) sentia dores no pé. Entretanto, era uma dor que não se prolongava para o outro dia.
Não sei se essa dor era recorrente do pouco período de amaciamento que dei para a bota feminina. Esse ponto negativo, não se aplica para o modelo masculino aqui apresentado que amaciou mais intensamente a bota.
Preço: comprei por algo em torno de R$ 1.100. É um preço bem salgado, mas pelo que oferece vale mesmo a pena. Decidi investir esse valor e apostar nessa bota, pois já tive experiência muito ruim com bota barata, que se diz ser para trilha, onde após caminhadas leves de poucas horas, ficar com os pés muito doloridos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Atualizamos esse post em 2018 e já fizemos trilhas em vários ambientes, de leves a pesadas em lugares como Torres del Paine, Tierra del Fuego, Machupiccho e Chapada Diamantina (Trilhas em Lençóis, Vale do Capão, Igatu, Ibicoara).
Lembrando, que não somos patrocinados por marca nenhuma (mas estamos abertos! rsrsrsr). Estamos apenas compartilhando a experiência que tivemos com essas botas para trilha e esperamos que nosso relato sirva como ajuda para outras pessoas que estão escolhendo uma bota para trilhas.
Lembre-se: sinta seu pé sendo abraçado pela bota e sinta-se livre para desbravar o mundo.
Até a próxima!
Leia também:
Como escolher meias para trilhas.