Ligue-nos: +55 71 99279 3008

Passeios em Vitória e Vila Velha – ES

Espírito Santo é um lugar incrível, onde você pode desfrutar de lindas praias, subir montanhas e trilhas inesquecíveis até mesmo comer o prato mais famoso do estado: a moqueca capixaba. Neste artigo, focaremos mais nos municípios de Vitória e Vila Velha.

A ilha de Vitória tem belas praias e atrações históricas e culturais, a qual se conecta a Vila Velha através de uma ponte na parte norte da ilha.

Nesse artigo, falaremos sobre:

História

A história de Vitória começa 34 anos depois da descoberta do Brasil. Os portugueses buscavam um lugar seguro para se esconderem dos ataques dos indígenas e estrangeiros. Quando o Rei dividiu a terra em capitanias hereditárias, Espirito Santo, em 1535, ficou para o fidalgo Vasco Fernandes Coutinho, que se instalou no sopé do morro da Penha, em Vila Velha. 

Desde então, esta cidade foi então emancipada séculos depois, em 1823, e a partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas.

Convento da Penha

Convento da Penha

Em um penhasco de 154 metros, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado pelo Frei Pedro Palácios, que em 1558, trouxe com ele o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

Fixado na rocha do morro, é possível observar, através de suas janelas, o magnífico panorama da barra de Vitória e do oceano Atlântico, enquanto que, de sua fachada é possível ver a bela vista panorâmica de Vila Velha.

Tour Histórico e Cultural

Vitória tem uma grande herança cultural, com patrimônios do século XVI ao XX com memórias históricas da sociedade capixaba.

Dos 51 pontos turísticos da região vamos listar os 5 principais, para os viajantes que gostam que conhecer um pouco da história de Vitória:

Palácio Anchieta

Palácio-Anchieta

É uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Foi construído inicialmente para abrigar o colégio jesuíta. Porém, em meados do século XVIII, os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias, e os bens da ordem jesuítica foram incorporados ao Governo.

Theatro Carlos Gomes:

Teatro Carlos Gomes
Teatro Carlos Gomes

Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio, então decidiram construir o Theatro Carlos Gomes.

Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema, anos depois vendido ao estado e em 1983 foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Catedral Metropolitana de Vitória

Catedral - Centro de Vitória
Catedral – Centro de Vitória

Começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, e em 1984 virou símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. 

Teatro Glória 

Teatro Glória

O Teatro Glória foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright e apresenta elementos da arquitetura eclética.

Primeira construção com cinco andares da cidade, foi adquirida pelo SESC e abriga um novo Centro Cultural de excelência Nacional. Possui teatro, cinema e salas para apresentações culturais.

Praça Costa Pereira 

Praça Costa Pereira
Praça Costa Pereira

O  Largo Costa Pereira ganhou esse nome em homenagem ao conselheiro José Fernandes da Costa Pereira Júnior, importante figura abolicionista.

Somente na década de 1920 as transformações urbanas se tornaram efetivas, transformando o antigo Largo numa praça ajardinada, inaugurada 6 anos depois.

Praias de Guarapari

Surpreende por suas belezas naturais, águas claras e arrecifes que desenham a orla e convidam para uma agradável estadia na praia. As três principais praias são: Praia das Castanheiras, a Praia dos Namorados e a famosa Praia da Areia Preta. Veja uma delas para se inspirar…

Praia das Castanheiras:

praia das Castanheiras

Está localizada na Ilha do Frade. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores.

Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas.

Montanhas Capixabas

A região das Montanhas das Capixabas é composta por nove municípios de grande influência européia. Os seus descendentes ainda mantém algumas tradições alemãs, italianas, austríacas, pomeranas e polonesas herdadas dos imigrantes.

A região surpreende com suas belezas naturais, sua cultura e história dão um charme especial ao local, encantando os visitantes. Um dos municípios que guarda traços da cultura alemã é Domingos Martins.

 Domingos Martins

Domingos Martins é um município que conta como começou a colonização alemã e italiana na história capixaba. Tem belas ruas para passear como a famosa Rua de Lazer, também chamada de João Batista Wernersbach, cercada de uma beleza arquitetônica, lojas de artesanatos e jardinagem. Ela fica no centro, onde também vemos a Igreja Luterana.

O primeiro templo evangélico luterano edificado em terras capixabas. Funciona desde 1866, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana é um marco na história brasileira, pois foi a primeira igreja não católica a ter uma torre no Brasil, o que era proibido pelas leis do Império da época. 

Pedra Azul

Ainda no município de Domingos de Martins temos um Ecoparque para aqueles que gostam de adrenalina e aventura. O Ecoparque Pedra Azul Aventura combina a bela vista e o delicioso clima das montanhas capixabas com a prática de esportes radicais e o camping.

Venda Nova do Imigrante:

É a capital do Agroturismo no Brasil, reconhecida pela Associação Brasileira de Turismo Rural. Venda Nova une a vivência agrícola com a visitação e ao lazer pelas famílias italianas e seus descendentes, que até hoje produzem iguarias como o Socol (embutido de carne de porco), o Limocello (licor amarelo de limão siciliano), o queijo de tipo Rasteia e o café Arábica, entre outros produtos.

Além disso tem um museus com mais de 600 peças antigas que contam um pouco da história dos imigrantes italianos e a colonização deste povo na cidade, iniciada em 1892. Morros, orquidários, belas vistas e a Cervejaria Altezza e seu restaurante estão localizados em um genuíno casarão colonia.

E aí, ficou com vontade de conhecer as terras capixabas? Veja então a experiência que montamos para você conhecer Vitória e Vila Vela, é só clicar aqui e saiba mais!

fonte: https://www.vitoria.es.gov.br/

https://www.visitbrasil.com/pt/destinos/vitoria.html

https://www.vilavelha.es.gov.br/

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *